Uptime e Monitoramento

O que é Monitoramento e Uptime?

 

Uptime é caracterizado pela quantidade de tempo em que um servidor ficou fora no ar ou com conectividade, durante um tempo previsto anteriormente. Uma página na Internet tem como principal fundamento ficar 100% no ar(online) durante um mês , por exemplo.

 

Se não atingir esse tempo pré-determinado, poderá ficar com uma porcentagem menor, como 99,99%, 99%, 99,50% ou até 97%, resultando naqueles famoso e conhecidos erros 404 ou "Página não encontrada". Esses 3%, 0,1% faltantes aos 100% é considerado Downtimes, ou tempo em que a página ficou fora do ar por diversos motivos.

 

Motivos que levam a uma página ficar fora do ar são vários, exemplos:

 

1- Falta de conectividade por parte de quem ou que está testando o Uptime/Downtime.

2- Acidentes não previstos na localidade aonde o servidor está instalado.

3- Um ping de envio de dados muito alto por intermédio da banda contratada, dévido a lotação de usuário ou infra-estrutura insuficiente para o momento ou o limite.

 

Há também os motivos que embora a página se encontre no ar, muitos usuários não conseguem acessar ou chegam a ter até uma certa demora para o acesso:

 

1-  O computador do Usuário não possui conectividade com a Internet, ou é nula ou limitada.

2- O program de acesso a internet (Navegadores, ex: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Ópera, etc...) do usuário não está atualizado ou não está devidamente configurado.

3- A internet por ser discada possui uma demora maior ao acesso do site, influenciado drasticamente nos dias de maior fluxo e uso pelo população e horários de pico.

4- Algum sistema de Firewall ou Antivírus bloqueou o acesso ao site, pelo fato de o mesmo ser considerado impróprio ou que possui riscos ao seu computador.

5- O roteador não está oferecendo uma boa conectividade ao computador roteado.

6- Quando um computador ligado a uma rede pública possui muitos acessos à internet no momento ocasionando lentidão e erros diversos.

7- A quantidade de banda contratada é insuficiente, ocasionando erros  como o "500". Pois já  excedeu o limite contratado.

8- Ainda não há arquivos para serem mostrados na página visualizada.

 

Visando esses fatores acima descritos a GrandeHost busca sempre manter seus servidores e páginas hospedadas próximas a 99,5% real de uptime, embora fique muito mais tempo do que a meta mínima pré-estabelecida. Possuímos um monitoramento constante em todos nossos servidores de Uptime tais como:

http://www.host-tracker.com

http://www.monitor.us

Além de outros sitemas e softwares de monitoramento que checam a disponibilidade do servidor e aciona a nossa equipe Técnica por email e sms em caso de falhas.

 

Também temos o nosso próprio monitoramento de uptime Online:

 http://cliente.grandehost.com.br/serverstatus.php

 

Lembramos que ainda havendo toda essa monitoração de servidor, devidos os fatos acima descritos há uma pequena diferença na comparação entre os sistemas que usamos. Um que efetua o monitoramento da Alemanha pode sofrer variações de velocidade e tempo no ar dévidos aos fatores que o influência, como distância percorrida dos dados(rota), tempo de resposta, o tipo de cabeamento ou método de trafego de dados. Diferentemente dos outros países ou até mesmo do Brasil, que por estar no mesmo país de onde nossos usuários se encontram, a chance do Uptime é bem maior e com maior velocidade.